Neuropatias

​Descubra o que é, quais suas causas e sintomas, como é feito o diagnóstico e tratamento.

Neuropatia1_edited.jpg

O que é neuropatia?

Neuropatias são um grupo de distúrbios que acometem os nervos periféricos. Os nervos são o conjunto do prolongamento dos neurônios, que levam e trazem a informação da medula para os braços e pernas e vice-versa.

Quais são as causas de neuropatia?

Existem inúmeras causas de neuropatia, entre elas:

• Doenças genéticas

• Autoimunes

• Inflamatórias

• Infecciosas

• Metabólicas (diabetes)

• Hematológicas e oncológicas (alguns tipos de câncer)

• Idiopática (quando não encontramos a causa)

• Outras

Quais são os sintomas?

São relacionados à disfunção dos nervos que são acometidos, podendo gerar fraqueza, desequilíbrio, formigamentos, dor, sensação de frio/calor, choques.

Diagnóstico e Tratamento para neuropatia:

O diagnóstico é realizado pelos sintomas através da avaliação clínica em consultório e confirmado pelo exame de Eletroneuromiografia, que estuda a função dos nervos. Muitas vezes também são necessários exames laboratoriais e ressonância magnética para avaliar outras causas.

O tratamento é direcionado para cada causa, sendo que normalmente o tratamento da neuropatia é tratar a causa base e minimizar o dano nos nervos. Se esse dano já está instalado, deve-se realizar tratamento medicamentoso da dor ou desconforto associado. Sempre voltado a melhorar a qualidade de vida e minimizar as sequelas a longo prazo.

Neuropatia3_edited.png
Tratamentos para neuropatia em Florianópolis ou Guabiruba - SC.

Gabriela Baron é médica neurologista. Agende sua consulta!