Demências

Entenda os tipos, como evitar, o diagnóstico e tratamento.

Demencia1.jpg

O que é a demência?

Demência é um distúrbio caracterizado pelo declínio cognitivo envolvendo um ou mais domínios (aprendizado e memória, linguagem, função executiva, atenção complexa, perceptivo motor e social), sendo severos o suficiente para interferir com a atividade diária e independência do paciente.

Quais são os tipos de demência?

A forma mais comum é a Doença de Alzheimer (60-80% dos casos), mas existem outras causas menos comuns, como Demência por Corpos de Lewy, Paralisia Supranuclear Progressiva, Demência Vascular, Hidrocefalia de Pressão Normal, entre outras.

Como evitar a demência?

Não existem meios comprovados para prevenir a demência, mas se sabe que a prática de exercício físico regular, realizar exercícios cognitivos (treinar a memória, com caça-palavras, jogos de memória), manter atividades de interação social e controlar os fatores de risco cardiovasculares (hipertensão, diabetes, colesterol elevado) podem manter a memória saudável por mais tempo e evitam a progressão da doença, além de melhorar a qualidade de vida.

Diagnóstico da demência:

O diagnóstico é realizado pelos sintomas de esquecimento, confusão ou alteração de comportamento com prejuízo das atividades diárias.

Para complementar, realizamos testes de memória em consultório, exames laboratoriais, ressonância magnética e em alguns casos pode ser necessário o PET-CT.

Demencia2_edited.jpg
Demencia4_edited.jpg

A demência tem tratamento?

O tratamento é voltado para melhorar os sintomas e, consequentemente, a qualidade de vida do paciente e do cuidador.

Alguns medicamentos e vitaminas podem auxiliar a reduzir a velocidade de progressão da doença, e isso deve ser avaliado individualmente em consulta médica.

Você tem algum familiar com sintomas?

Gabriela Baron é médica neurologista em
Florianópolis ou Guabiruba