Demências
Entenda os tipos, como evitar, o diagnóstico e tratamento.
O que é a demência?
Demência é um distúrbio caracterizado pelo declínio cognitivo envolvendo um ou mais domínios (aprendizado e memória, linguagem, função executiva, atenção complexa, perceptivo motor e social), sendo severos o suficiente para interferir com a atividade diária e independência do paciente.
Quais são os tipos de demência?
A forma mais comum é a Doença de Alzheimer (60-80% dos casos), mas existem outras causas menos comuns, como Demência por Corpos de Lewy, Paralisia Supranuclear Progressiva, Demência Vascular, Hidrocefalia de Pressão Normal, entre outras.
Como evitar a demência?
Não existem meios comprovados para prevenir a demência, mas se sabe que a prática de exercício físico regular, realizar exercícios cognitivos (treinar a memória, com caça-palavras, jogos de memória), manter atividades de interação social e controlar os fatores de risco cardiovasculares (hipertensão, diabetes, colesterol elevado) podem manter a memória saudável por mais tempo e evitam a progressão da doença, além de melhorar a qualidade de vida.
Diagnóstico da demência:
O diagnóstico é realizado pelos sintomas de esquecimento, confusão ou alteração de comportamento com prejuízo das atividades diárias.
Para complementar, realizamos testes de memória em consultório, exames laboratoriais, ressonância magnética e em alguns casos pode ser necessário o PET-CT.
A demência tem tratamento?
O tratamento é voltado para melhorar os sintomas e, consequentemente, a qualidade de vida do paciente e do cuidador.
Alguns medicamentos e vitaminas podem auxiliar a reduzir a velocidade de progressão da doença, e isso deve ser avaliado individualmente em consulta médica.