Dor de cabeça

Entenda o que é, tipos, causas, sintomas e tratamento.

dor-de-cabeca.png

O que é a dor de cabeça?

A dor de cabeça ou cefaleia é um desconforto doloroso em qualquer parte da cabeça.

Este sintoma normalmente indica alguma anormalidade muitas vezes gerado por um fator externo ou doença.

Causas e sintomas da dor de cabeça:

Dor de cabeça tensional: muito comum em pessoas que tem uma rotina intensa e desgastante. É causada pela postura inadequada, ansiedade e estresse diário que provocam a contração exagerada dos músculos das costas e do pescoço gerando sensação de dor.

Enxaqueca: os quadros de enxaquecas estão ligados a estresse, cansaço, jejum prolongado, má qualidade do sono, intolerância a claridade, odores fortes e ao barulho.

É uma dor intensa e pulsante que pode durar de 3 horas até 3 dias. Geralmente é mais forte em um dos lados da cabeça.

Dor de cabeça crônica: as queixas estão relacionadas aos sintomas já relatados que duram com maior intensidade e as causas incluem também alterações no humor, apetite, irritabilidade, insônia, depressão e problemas gastrointestinais.

A dor de cabeça também pode indicar outras doenças como, sinusite, insônia, fibromialgia, AVC, tumores entre outros.

Causas e sintomas da dor de cabeça:

stress2.png

Dor de cabeça tensional:

Muito comum em pessoas que tem uma rotina intensa e desgastante. É causada pela postura inadequada, ansiedade e estresse diário que provocam a contração exagerada dos músculos das costas e do pescoço gerando sensação de dor.

insonia.png

Enxaqueca:

Os quadros de enxaquecas estão ligados a estresse, cansaço, jejum prolongado, má qualidade do sono, intolerância a claridade, odores fortes e ao barulho.

depression.png

Dor de cabeça crônica:

As queixas estão relacionadas aos sintomas já relatados que duram com maior intensidade e as causas incluem também alterações no humor, apetite, irritabilidade, insônia, depressão e problemas gastrointestinais.

Diagnóstico e Tratamento:

Em caso de dores de cabeça frequentes e prolongadas é importante buscar ajuda de um neurologista que irá fazer uma avaliação clínica e exames complementares para iniciar um tratamento adequado e individualizado.

O tratamento poderá contar com medicação, mudança de estilo de vida, terapias alternativas e em casos mais específicos intervenções cirúrgicas.

estilo-de-vida.png
Você sofre muito com dores de cabeça?

Agende sua consulta com a neurologista
Gabriela Baron, em Florianópolis ou Guabiruba