Doenças desmielinizantes

Entenda do que se trata, causas, sintomas, diagnóstico e tratamento.

EM2_edited.jpg

O que são doenças desmielinizantes?

Doenças desmielinizantes são doenças em que existem lesões relacionadas à mielina.

Uma das mais comuns é a Esclerose Multipla, que é uma doença autoimune em que o próprio sistema imunológico do indivíduo ataca uma estrutura conhecida como mielina, presente no Sistema Nervoso Central (cérebro e medula). Existem outras doenças menos comuns, como Adrenoleucodistrofia, ADEM, Neuromielite Óptica, Mielinólise Pontina, entre outras.

Causas e sintomas da dor de cabeça:

Causas:

Cada doença tem uma origem específica, algumas genéticas, outras metabólicas e algumas ainda sem causas muito bem definidas.

Na Esclerose Multipla sabe-se que existe uma influência genética associada a fatores ambientais, como tabagismo, obesidade na infância ou adolescência, baixa exposição à luz solar e infecções virais, como o Epstein-Barr.

Sintomas:

• Parestesias (formigamentos)

• Perdas de força

• Dificuldade para caminhar e desequilíbrio

• Fadiga

• Alteração visual (perda visual ou visão dupla)

• Dificuldade para falar

O diagnóstico é realizado através de avaliação clínica em consultório, exame físico e exames complementares, como ressonância magnética e punção lombar para análise do líquor.

Mas antes de tudo, é necessário uma boa conversa para entender a cronologia dos sinais e sintomas e ver se há suspeita clínica. O exame sozinho não faz diagnóstico!

Tratamento:

A depender do tipo de doença desmielinizante, existem tratamentos específicos, que estão em constante avanço. Um exemplo é o tratamento da Esclerose Múltipla. Hoje temos múltiplas opções dentre medicamentos imunomoduladores e imunossupressores, que atuam no sistema imunológico para evitar os ataques à mielina.

Portanto, o diagnóstico não é uma sentença, sendo que temos tratamentos eficazes, e a maior parte deles disponíveis pelo SUS ou plano de saúde.

O mais importante é realizar o diagnóstico precoce para que seja iniciado o quanto antes o tratamento adequado, a fim de minimizar os sintomas e sequelas.

EM4_edited.jpg
O diagnóstico precoce importa!

Agende sua consulta com a neurologista
Gabriela Baron, em Florianópolis ou Guabiruba